Colégio Vértice

Desde sua fundação, o Vértice enxerga o aluno como um indivíduo com fortalezas e habilidades a serem desenvolvidas, valorizadas e aprimoradas. Esse enfoque, que alia o cognitivo e o socioemocional, visa a formação integral de cidadãos autônomos, responsáveis e capazes de enfrentar desafios temporais e atemporais, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Por isso, da Educação Infantil ao Ensino Médio, nosso corpo docente, altamente preparado e engajado, trabalha o aluno de forma individualizada e acolhedora, com laços afetivos positivos, em um ambiente que estimula a curiosidade intelectual e favorece a aprendizagem saudável e produtiva.

Essa atuação é sustentada por pilares sólidos, aliados a diretrizes e estratégias pedagógicas bem fundamentadas, convergentes com as demandas de um mundo em constante transformação.

Dentro e fora de aula, o aluno é observado e orientado constantemente pelos professores e pela equipe de Orientação Educacional. Juntos, eles oferecem apoio com atendimentos individuais, revisão de conteúdo, entre outras ações que contribuem diretamente na rotina do estudante e em seu desenvolvimento acadêmico. O planejamento de estudo, por exemplo, é construído com todo o suporte dos orientadores educacionais, que orientam o aluno na sua organização e na construção de uma agenda diária de atividades.

A disposição das salas de aula também foi pensada para favorecer esse contato próximo entre professores e alunos.

É também o Setor de Orientação Educacional, carinhosamente chamado de O.E., que atua na mediação de conflitos, no bem-estar individual e coletivo dos alunos e na promoção de atividades e iniciativas relacionadas à saúde emocional, seja no currículo (de acordo com a BNCC) ou fora dele. Cada segmento, tem sua própria equipe.

Com uma escuta ativa e constantemente preparados, esses profissionais estabelecem ainda um eixo de comunicação muito importante com as famílias, para que sejam participantes do processo de formação do aluno.

Em toda a vida escolar, o aluno é estimulado a ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem, através da aquisição de conhecimento, do prazer por estudar e da vivência de experiências interdisciplinares. Assim, desde as séries iniciais, as crianças recebem orientações que as ajudam a desenvolver a autonomia e a responsabilidade na realização de atividades, como a lição de casa.

A preparação prévia para a aula é outra marca do Vértice. A proposta é que o aluno faça uma leitura ou assista a vídeos e outros materiais sobre o conteúdo que será trabalhado em sala, dessa forma, a troca na aula é muito mais produtiva e dinâmica – um espaço de discussão e reflexão. Nessa linha, os estudantes são desafiados a resolver problemas, casos, buscar e aplicar soluções. Uma forma eficiente de aprender com significado.

Essas metodologias são apoiadas por um sistema contínuo de avaliação. Ele engloba o cognitivo e as competências socioemocionais, através das notas qualitativas, que têm como critérios as evidencias comportamentais, já conhecidas pelos alunos. Já as notas quantitativas mensuram a aquisição de conhecimento, como as provas bimestrais e V.A.s (Verificação de Aprendizagem).

Em linha com as novas demandas de um mundo em conexão e com sua proposta de uma formação dinâmica e integral, o Vértice estimula a curiosidade intelectual a partir de um universo de possibilidades e nas mais variadas áreas do conhecimento. Essa é a iniciativa Vértice Experiências, que oferece aos alunos de todas as idades, projetos, ações, vivências e um currículo complementar ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

O objetivo é que o aluno experimente, crie, pratique, se aproprie do processo de aprendizagem e transforme o conhecimento em saber.

Clique e conheça as experiências